É certo que o debate em torno da questão taxi / Uber já teve dias mais quentes, mas provavelmente, e por isso mesmo, presumo que se torna imperativo deixar uma questão que considero ser da mais alta importância aos profissionais do taxi em Portugal:
O que fizeram entretanto para melhorar o vosso serviço?
Não sou nem contra os táxis nem a favor da Uber. Mas também não nego que os taxistas necessitam de melhorar um pouco a qualidade do seu serviço bem como considero ser reconhecível a revolução que a plataforma Uber veio trazer no que respeita ao negócio do transporte de passageiros em veículos com condutor.
Como profissional ligado às tecnologias de informação, muitas vezes me perguntei a mim próprio, como é que as associações de taxistas deixaram que fosse entregue tanto do seu tempo e energia em contestação pública quando poderiam ter canalizado parte desses esforços e recursos (muitos deles financeiros) para contratar equipas de profissionais ou empresas que lhes preparasse uma plataforma em tudo idêntica à UBER?
Quem anda nestes meios das tecnologias de informação, sabe que, atualmente, com recurso a ferramentas que nem exigem grandes investimentos financeiros, não será assim tão difícil conseguir uma aplicação que dê uso ao GPS, aos Mapas da Google e a Mensagens Instantâneas para obter uma plataforma que ligue clientes e profissionais de numa função muito semelhante àquela que a UBER veio trazer ao mercado.
Com efeito, a iniciativa nem seria original de todo. Poucos provavelmente saberão, mas em França, mais propriamente na região de Paris, existe uma empresa de taxis pertencente a um português que arregaçou as mangas e fez precisamente isso. Desenvolveu uma aplicação móvel para auxiliar a angariação de clientes, reserva de táxis e gestão do seu negócio local com grande sucesso. A notícia da Rádio Renascença tem cerca de um mês e pode ser consultada aqui.
Então, o que poderá estar a proibir os taxistas portugueses de seguir no mesmo caminho?
Pessoalmente não sei, mas gostaria que alguém me explicasse. É que, após tantas campanhas por parte das empresas e profissionais do taxi em Portugal, devo confessar que acho insólito (no mínimo) verificar que um turista que seja, vindo de um país estrangeiro, dedique parte do seu precioso tempo para deixar uma queixa como esta na página Facebook do município de Portimão:
Ficam poucas dúvidas sobre se as empresas ou alguns dos profissionais do taxi necessitam ou não de se esforçar um pouco mais e trabalhar em algo mais para além das manifestações em praça pública contra a concorrência.
O que é “dececionado”? O amigo se não sabe escrever português mais vale estar calado e não mandar postas de pescada.
Um abraço,
Rui Faustino
Muita falta de elegância da sua parte, caro Rui Faustino.
Este é o meu blogue. E no meu blogue, eu escrevo o que eu quiser, da forma como eu quiser.
Imagine o que seria se eu fosse à sua casa e o mandasse calar (dentro da sua casa)?
Dentro da sua casa você fala o que quiser, da forma que muito bem entender, porque é o seu direito.
Se pretender falar do tema em debate no artigo, continuemos, mas se pretende desviar o assunto para questões paralelas ou até desconexas, convido-o a fazê-lo noutros locais que não este.
Por favor, não faça na casa dos outros o que não gostaria que os outros fizessem na sua.
Obrigado.
Obrigado por este texto. Saudações.