Mário Miranda e a arte do Cartoon

Mário João Carlos do Rosário de Brito Miranda

vitormadeira.com - 20160502  Mario Miranda cartoon pintar

Mário Miranda a pintar com tinta da china.

Hoje a Google celebra a data de aniversário de um dos maiores cartoonistas indianos de ascendência portuguesa. Nesta rara entrevista disponível na internet, a primeira pergunta que o entrevistador coloca é precisamente: Porquê um nome tão comprido?

Sei bem o que é, desde tenra idade, desde logo em criança, ter que decorar e conseguir escrever um nome a que alguém decidiu ser o meu, e aprender a escrever aquelas ‘malfadadas’ seis palavras que passaram a acompanhar-me para sempre, todas as vezes que me era pedido o “nome completo”.

Quantas vezes me vejo (ainda hoje) obrigado a abreviar palavras, ou simplesmente a escrever nas margens dos formulários onde o nome, impreterivelmente, tem que ser escrito na tua totalidade? É uma maldade…

vitormadeira.com - 20160502 Mario Miranda cartoon Portugal

Na sua passagem por Portugal Mário Miranda, inspirou-se na guitarra portuguesa.

 

Em jeito de graçola, permitam-me especular que, se um nome comprido fosse suficiente para se conseguir ser um grande artista, eu seria um grande artista! Mas felizmente assim não é, porque se as coisas funcionassem dessa forma, suspeito que a maior parte de muitos dos descendentes das famílias reais, seriam artistas de topo mesmo antes de saírem das barrigas das suas mães. Algumas coisas ainda têm que ser conquistadas através do esforço, da dedicação, do mérito e da perseverança.

Mário Miranda, foi um dos artistas contemporâneos mais amados não só na Índia, bem como em muitos outros países, tendo sido agraciado, entre tantos outros prémios e condecorações, em 2009, cá em Portugal, com o título de Comandante da Ordem do Infante D. Henrique, e a título póstumo, em 2012, como Padma Vibhushan, considerada a segunda maior condecoração para civis na Índia.

Vinte e três minutos que vale a pena investir:

Anúncios
Categories: Banda desenhada, Boas vindas, Curiosidades | Etiquetas: , , , , | Deixe um comentário

Navegação de artigos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: