Vale por mil palavras – O Algarve com a amendoeira em flor

vitormadeira.com - 2013-02-04 Um Algarve em vias de extinção (casa algarvia com amendoeira em flor)

Um Algarve em vias de extinção (casa algarvia com amendoeira em flor)

A foto que hoje proponho certamente que diz muito a muitos algarvios, acredito que sim.

Infelizmente, é uma imagem dificilmente reproduzível nos dias de hoje de forma mais ‘natural’ (atualmente quase ninguém usa cal para caiar as suas paredes, por exemplo), mas, para quem uma vez ou outra decida dar um passeio por esse Barrocal fora, ainda é possível encontrar algo semelhante entre finais de dezembro e meados de fevereiro.

Como portimonense com raízes profundamente marcadas pela vida rural da zona de Alcalar e arredores, esta é uma imagem (ainda) bem presente na minha memória, que me traz a recordação dos invernos soalheiros com as amendoeiras em flor nos campos circundantes a fazer lembrar a lenda das amendoeiras em flor.

A título de sugestão, gostaria de deixar um sincero pedido a todas as pessoas com responsabilidades em decidir o ajardinamento das vias públicas (principalmente na minha Portimão, mas também nas outras cidades e vilas algarvias) o porquê de não dar um pouco mais de primazia a árvores como a amendoeira, a alfarrobeira, a palmeira anã, a oliveira, a figueira, etc. como árvores tipicamente relacionadas com o Algarve para efeitos de embelezamento urbano?

Tome-se como exemplo todas as palmeiras que dominam toda a extensão da avenida V3, bem como toda a zona ribeirinha na margem direita do rio Arade em Portimão: o que nos diferencia de tantas outras urbes que se pretendem ‘turísticas’ e que seguiram o mesmo exemplo? Ao colocar-me no lugar de um qualquer estrangeiro que visite a minha terra, rapidamente concluo que, de fora, qualquer um pensará rapidamente que o Algarve copiou uma qualquer urbe ribeirinha tropical, seja ela africana, sul-americana ou até asiática… (o que nos diferencia então?)

Seria ou não muito mais interessante ter um postal algarvio a correr mundo com uma imagem dominada por amendoeiras, alfarrobeiras, figueiras, etc. a dominar a paisagem urbana? Acredito que isso seria uma mais valia para ajudar a combater de certa forma a sazonabilidade que caracteriza o negócio turístico do Algarve. Acredito que quem vem de fora levaria essa imagem na sua memória, criando um genuíno desejo por parte de outros em visitar e conhecer um verdadeiro Algarve mais ligado às suas raízes e tradições…

O que acham?

Anúncios
Categories: Alma do tempo, Curiosidades, Momento de Basbaque, Vale por mil palavras | Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | 5 comentários

Navegação de artigos

5 thoughts on “Vale por mil palavras – O Algarve com a amendoeira em flor

  1. elisa

    torna-se cada vez mais premente sensibilizar as mentes que o turismo sustentado e sustentavel deverá assentar no turismo de natureza, pois o turismo de cimento, muitos povos o tem e ao fim de algum tempo deixa de ser atrativo.

    • Bom dia Elisa! Com efeito, ainda tenho para comigo que os tempos de aperto que se vivem atualmente no nosso país poderão vir a ser uma oportunidade de podermos olhar para dentro e repensar no que temos realmente de tão bom e que ainda não está ‘explorado’…

      Dito assim da ‘boca para fora’ pode nem soar tão bem, mas se as amendoeiras serviram para inspirar uma lenda tão linda como a “Lenda das Amendoeiras em Flor”, acredito que conseguirão inspirar um dia um qualquer responsável pelos jardins públicos urbanos.

      E já agora, aqui fica a boa notícia: em Portimão, na zona do Sapal (junto á praça 1º de Maio – onde se situa o edifício principal da Câmara Municipal) existe uma rotunda onde foram plantadas amendoeiras (em frente às esplanadas dos cafés locais)

      É um passo tímido, mas é um passo!

      • teresa

        parabens pelo seu pensamento que partilho e concordo. Árvores tradicionais características do Algarve. Em jardins. rotundas e espaços públicos. a AMENDOEIRA linda e boa a amendoa.

  2. Concordo !

  3. Maria Dias

    Belíssimas ideias! Agora é “agarrar ” a aba do casaco dos senhores que mandam nas praças e jardins, das nossas vilas e cidades do Algarve e fazer com que as ponham em prática! E sem demora!Há lá coisa mais bonita do que amendoeiras floridas? E o aroma? Nem sequer exigem muitos cuidados! Nem muita água! E o tempo que estão sem folhas para nos deliciarem com a sua beleza e sombra é muito pouco!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: