Mais importante que o futebol, que o fado e que qualquer ‘F’ que venha a seguir!

Está a comover-me a história do resgate dos 6 pescadores das Caxinas (Vila do Conde)

Muitos de nós ainda não nos demos conta, mas sempre que comemos um robalo, uma posta de atum, umas sardinhas assadas ou um simples salmão na grelha… deveriamos recordar-mo-nos das pessoas que foram ao mar buscar essas iguarias e que colocaram as suas vidas em risco para o nosso deleite gastronómico… Esta imagem acompanhada do que vou escrever abaixo demonstra o meu estado de espirito perante esta história de (raro) sucesso:

6 (seis) pescadores (5 portugueses e um ucraniano) passaram 60 (sesssenta) horas dentro de uma balsa de salvamento à espera de resgate, sem comida e apenas com alguma água e medicamentos…

Os seis tripulantes da embarcação de pesca “Virgem do Sameiro” foram ontem de manhã resgatados com vida ao largo da Figueira da Foz, onde esperavam dentro da balsa salva-vidas a cerca de 12 milhas do cabo Mondego, tendo sido detectados por um helicóptero da Força Aérea às 11 da manhã.

E eu escrevi raro sucesso porquê? Porque o tempo que os pescadores tiveram para fugir para a balsa foi tão pouco que nem tiveram tempo para accionar as comunicações, e porque não havia GPS na balsa, fazendo com que eles se tivessem tornado literalmente num pequeno grão de areia no meio de um imenso deserto de água sem nada ao redor…

Até o presidente da Câmara de Vila do Conde (que há mais de 30 anos já tem o calo de ver alguns dos seus munícipes a serem engolidos pelas ondas do mar) reconheceu ter havido aqui ‘milagre’, tal é a raridade deste resgate!

A TVI24 diz:

A história do salvamento dos pescadores das Caxinas continua a marcar a actualidade nacional. Os seis homens estão bem a família muito feliz. O irmão do mestre da embarcação relata como é que o grupo sobreviveu ao naufrágio.

«Estão bem, mas psicologicamebte bastante afectados, pois estiveram perto de 60 horas à deriva mar, com circunstâncias atmosféricas adversas. É natural que estejam um pouco desidratados, com hipotermia, e agora estão a tentar reabilitar-se», disse Alfredo Coentrão aos jornalistas junto ao Hospital de Leiria.

«Quero agradecer à Força Aérea o esforço, muito obrigado a todos», disse, não escondendo a emoção.

«É muita hora sem comer, à deriva, por isso psicologicamente não estão bem», referiu, revelando alguns pormenores dos momentos de maior aflição: «O barco meteu água e quando se aperceberam a única solução

foi saltar para a balsa para se salvarem. Foi tudo muito rápido. Houve momentos em que tinham perdido a esperança. Ontem, ao fim tarde, passou um navio mercante por eles, eles mandaram um very light para o ar, mas não foram vistos. Durante a noite passou outra embarcação que também não os viu e por isso já estavam a ficar desanimados».Mas a esperança chegou na manhã desta sexta-feira: «Já estávamos todos a ficar desanimados, porque a cada hora que passa a situação piora. Até que chegou a Força Aérea e ficamos felizes pelo fim daquilo que poderia ser uma tragédia».Leiam (e vejam o video) aqui:
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/pe…4813-4071.html

A sério…! 6 homens, 60 (sessenta) horas à deriva no mar alto, dentro de uma balsa que deve ter uns 4 metros quadrados (se tanto…!)

Já se imaginaram? 60 horas são dois dias e meio (1º dia / 1ª noite / 2º dia / 2ª noite e parte de outro dia!)

Quando comermos novamente um peixe (seja ele qual for) vamos recordar destes homens nesse momento!

É a melhor homenagem que lhes poderemos fazer!

Anúncios
Categories: Bizarro mas verídico!, Coisas Divinas, Pensamentos e Filosofias | Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , | Deixe um comentário

Navegação de artigos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: