Instituto Português de Oncologia deixa no caixote milhões de euros

Segundo a edição de hoje do jornal i, o IPO de Lisboa tem uma máquina que comprou por concurso há sete anos mas que ainda não está a funcionar e o Tribunal de Contas comprova que esta será mais uma pequena amostra dos desperdícios nas contas públicas.

Para ajudar à contradição, entre 2007 e 2009 o IPO de Lisboa gastou 10 milhões de euros em comparticipações de radioterapia em clínicas privadas, pelo que a manifesta má gestão por parte do Ministério da Saúde é nota assente por parte do Tribunal.

A auditoria do Tribunal de Contas à aquisição de material do Instituto de Oncologia de Lisboa é muito crítica com os conselhos de administração da instituição que actuaram entre 2005 e 2010, segundo se pode ler hoje o artigo do jornal i.

O tribunal considera injustificável que um concurso público lançado em 2004 para a compra de material de radioterapia no valor de mais de 4 milhões de euros tenha tido como resultado que em Novembro de 2010 apenas uma das máquinas compradas estivesse em funcionamento.

A situação motivou perdas significativas para o Estado e para os doentes, obrigando a instituição a redireccionar os utentes para os serviços privados, tendo os custos acrescidos, só no ano de 2010, sido superiores a 3 milhões de euros, pagos pelo erário público.

(fonte)

Categories: Bizarro mas verídico!, Sociedade e Política | Etiquetas: , , , , | Deixe um comentário

Navegação de artigos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers gostam disto: